MOZ24NEWS, 26 de Setembro de 2025 — A província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique, está a enfrentar um novo êxodo populacional devido ao recrudescimento dos ataques terroristas. Segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 3.600 pessoas foram forçadas a abandonar suas casas em apenas quatro dias, entre 19 e 22 de Setembro de 2025.
O relatório de campo da OIM aponta que a “escalada de ataques e a insegurança provocada por grupos armados” nos distritos de Balama e Mocímboa da Praia desencadeou os deslocamentos.
-
Um ataque na aldeia de Monapo, no posto de Mavala, distrito de Balama, em 19 de Setembro resultou na fuga de 2.121 pessoas para a localidade vizinha de Ntete.
-
No distrito de Mocímboa da Praia, nos bairros 30 de Junho e Filipe Nyusi, cerca de 1.185 pessoas foram deslocadas, com muitos procurando refúgio no distrito de Mueda.
No total, são 3.607 deslocados nesses quatro dias, correspondendo a 831 famílias, entre as quais há 44 grávidas e 71 idosos. A OIM destaca que as necessidades mais urgentes dessa população envolvem alimentos, abrigo e serviços de proteção.
Além dos deslocamentos já contabilizados, moradores de Intutupue, Ancuabe, Impiri e Metuge relataram momentos de pânico. Fontes locais indicaram que um grupo armado, armado com catanas e outras armas, cruzou a Estrada Nacional 1 (N1), na fronteira entre essas comunidades e com destino ao distrito de Chiúre. Esse movimento ocorreu por volta das 07h de quarta-feira e levou muitos moradores a abandonarem suas residências por medo.
0 Comentários