O Hospital Central de Maputo (HCM) registou um aumento significativo do número de vítimas de acidentes de viação durante a passagem de ano, passando de sete casos em 2024 para 18 em 2025.
O balanço foi apresentado nesta quinta-feira pelo director do Serviço de Urgências do HCM, Dino Lopes, que explicou que, apesar do aumento, não houve registo de acidentes colectivos.
“Neste ano não tivemos acidentes colectivos, apenas ocorrências isoladas. No total, atendemos 18 vítimas de acidentes de viação, contra sete no mesmo período do ano passado, o que representa um aumento de 11 casos”, afirmou.
Segundo o responsável, não foi registado nenhum óbito, facto considerado positivo tendo em conta o elevado fluxo de pessoas e veículos durante a quadra festiva.
Além dos acidentes rodoviários, o hospital atendeu dois pacientes feridos por objectos pirotécnicos, uma situação comum nesta época do ano.
Dino Lopes explicou ainda que, mesmo fora do período festivo, os acidentes de viação continuam a liderar as estatísticas de emergência, seguidos por quedas e casos de agressão física.
O HCM registou igualmente um caso de baleamento, envolvendo o guarda de uma empresa privada. A vítima recebeu assistência médica imediata e encontra-se fora de perigo, segundo informações do serviço de urgências.
As autoridades de saúde voltam a apelar à prudência na condução, uso responsável de fogo-de-artifício e respeito pelas normas de segurança, como forma de reduzir acidentes e preservar vidas.
