Ministro da Saúde garante atendimento em todo o país após festas de fim de ano

 

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, garantiu que os serviços de saúde estão em prontidão máxima em todas as províncias de Moçambique, para atender a população após a quadra festiva da passagem de ano.

Enquanto muitas pessoas celebravam a chegada de 2026, no Hospital Central de Maputo (HCM) o foco era outro: salvar vidas. Nas urgências, médicos e enfermeiros trabalhavam sem olhar para o relógio.

Antes da meia-noite, Rosita, uma paciente com crises de asma, deu entrada no HCM em estado preocupante. Após receber atendimento médico, a situação melhorou.

“Estava com muita dor de asma e corri para o hospital, mas agora já estou melhor e posso ir para casa”, contou a utente.

Noutra sala, um jovem paciente teve um desfecho diferente. O seu estado de saúde obrigou à permanência no hospital durante a passagem do ano.

“As dores estavam a piorar em casa, então tive de vir ao hospital para receber ajuda”, explicou.

Durante a noite da transição do ano, o Ministro da Saúde esteve pessoalmente no Hospital Central de Maputo, acompanhando o funcionamento das urgências, liderando equipas médicas e assistindo cirurgias de emergência.

Falando à imprensa, Ussene Isse assegurou que ninguém ficará sem atendimento, mas apelou à compreensão da população.

“Há prontidão extrema em todo o país para cuidar do nosso povo. Todos serão atendidos, mas pedimos paciência para os casos ligeiros, porque a prioridade é salvar vidas em situações de emergência”, afirmou o ministro.

O governante reforçou que todos os hospitais e centros de saúde do país estão preparados para responder ao aumento de casos comuns neste período, como acidentes, crises de saúde súbitas e outras emergências médicas.

Postagem Anterior Próxima Postagem