Um grupo armado voltou a invadir a vila de Mocímboa da Praia, na noite de 6 de outubro. Diferente das incursões anteriores, desta vez os insurgentes reuniram parte da população na mesquita de Nabubussi, localizada no bairro de Milamba, onde reiteraram o objetivo de instaurar um Estado islâmico na província de Cabo Delgado.
Em um vídeo amador divulgado nas redes sociais, é possível ouvir um dos membros do grupo afirmando: “Hoje podem ver que não somos bandidos, como muitos dizem. Somos religiosos e servos de Allah. Esta bandeira não pertence a Nyusi, é a bandeira de Allah”.
As imagens mostram os homens armados e fardados entrando na mesquita, desrespeitando as normas do local sagrado.
O administrador distrital confirmou a presença do grupo e destacou que não houve vítimas nem danos materiais. “Eles entraram em Nabubussi por via marítima, aproveitando a maré baixa. Invadiram a mesquita calçados, algo proibido naquele espaço. Quando as nossas forças chegaram, já tinham fugido para as matas em direção à aldeia de Ulo”, explicou Sérgio Cipriano.
Apesar do pânico inicial, o administrador garantiu que a situação está controlada. “Houve medo, sim, mas a normalidade está a ser restabelecida. Os serviços e o comércio continuam a funcionar normalmente”, afirmou.
Esta é a terceira vez que Mocímboa da Praia é alvo de incursões terroristas. O distrito, que esteve sob domínio insurgente entre 2020 e 2021, permanece atualmente sob proteção reforçada das Forças de Defesa de Moçambique e das tropas do Ruanda.
0 Comentários