Detido mecânico em Manica por comprar viatura roubada
Um mecânico de 50 anos foi detido em Gondola, província de Manica, acusado de ter adquirido uma viatura roubada, utilizando um documento de compra e venda exarado de forma irregular num posto policial.
A viatura, um Toyota Spacio, havia sido roubada na cidade de Maputo a um operador de táxi da plataforma Yango.
Segundo o próprio detido, o negócio surgiu após negociações com um conhecido que frequentava a sua oficina. “Ele trouxe a viatura e disse-me estar a vender por 170 mil meticais. Negociámos até 120 mil e, como não havia documentos, fomos a um posto policial exarar a compra e venda manualmente, com caneta esferográfica”, relatou.
De acordo com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Manica, o caso foi descoberto após alerta dos colegas de Maputo sobre o desaparecimento do veículo. O porta-voz, Paulo Tapua Candeeiro, confirmou que já foi instaurado um processo com o número 688 no Tribunal Ka Mpfumo, contra o suposto assaltante da viatura.
O SERNIC reforçou que continua a investigar a rede envolvida no esquema de roubo e venda de veículos, visando identificar outros possíveis cúmplices.
