O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu reduzir a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, de 11,00 % p...
O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu reduzir a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, de 11,00 % para 10,25 %.
Em comunicado enviado ao MZNews, o banco central justifica que a medida decorre, essencialmente, da contínua consolidação das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, reflectindo, em parte, a tendência favorável dos preços internacionais de mercadorias, e não obstante a manutenção, a nível doméstico, de elevados riscos e incertezas associados às projeções.
No que se refere as perspectivas da inflação, o Comité de Política Monetária assegura que mantém-se em um dígito no médio prazo.
Em Junho de 2025, a inflação anual fixou-se em 4,2 %, após 4,0 % em Maio.
A inflação subjacente, que exclui frutas e vegetais e bens com preços administrados, aumentou ligeiramente.
Segundo o banco central, a manutenção das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, reflecte, essencialmente, a estabilidade do Metical e a tendência de manutenção dos preços internacionais de mercadorias.
Para o médio prazo, excluindo o gás natural liquefeito (GNL), o banco central perspectiva um crescimento económico moderado.
No primeiro trimestre de 2025, estima-se que, excluindo o GNL, o produto interno bruto (PIB) tenha contraído 4,9 %, após 4,1 % no trimestre anterior.
Quando incluído o GNL, o PIB contraiu 3,9 %, após 5,7 % no trimestre anterior.
No médio prazo, antevê-se uma recuperação gradual da actividade económica, excluindo a produção do GNL, favorecida, em parte, pela redução das taxas de juro e pelas perspectivas de implementação de projectos em áreas estratégicas.
COMMENTS