Quatro garimpeiros perderam a vida e outros 16 ficaram feridos na sequência do desabamento de uma mina ilegal de ouro no distrito de Monapo, província de Nampula, na noite de quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025.
A informação foi confirmada esta quinta-feira pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula. Segundo as autoridades, a exploração era realizada de forma clandestina, o que dificulta a determinação exacta do número de pessoas que se encontravam no interior da mina no momento do incidente.
Em declarações à DW, o administrador distrital de Monapo, Emanuel Impissa, explicou que a mina atingiu cerca de cinco metros de profundidade, um nível considerado extremamente perigoso para a exploração artesanal sem medidas adequadas de segurança.
De acordo com o dirigente, o acidente terá sido provocado pela não observância das regras básicas de segurança, situação comum em actividades de garimpo ilegal. Impissa garantiu ainda que as autoridades vão encerrar definitivamente o local, de modo a evitar novos acidentes.
O caso volta a expor os riscos associados à mineração artesanal ilegal, que continua a causar vítimas humanas em várias regiões do país, sobretudo entre jovens e populações vulneráveis em busca de meios de subsistência.
